Branding é o processo de gestão de uma marca. Muitas vezes o pequeno empresário pode até achar que isso é coisa de empresa grande, mas se preocupar com o branding pode ser uma diferença importante em um mercado competitivo. Muitas pessoas entendem “branding” como logotipo, como identidade visual e não é somente isso.

Branding é um processo de gestão, onde são analisados todos os pontos de contato da marca, que fazem com que ela se torne uma marca relevante, uma marca impactante na percepção do consumidor com quem ela quer conversar.

Vamos fazer um exercício…pare e pense durante 1 minuto em uma marca que você conhece.

Além de pensar no nome, nas cores, letras, formas e sons…pense também nas sensações e lembranças.

É exatamente essa a função do branding: despertar as sensações e criar conexões conscientes e inconscientes, que serão cruciais para que o cliente escolha a sua marca no momento de decisão de compra do seu produto ou do seu serviço.

Todos os movimentos que uma marca faz, desde a criação de um logotipo, escolha da fonte, discurso, tom de voz, valores da empresa, jingles, pessoas que irão representar, tudo isso constitui a personalidade da marca na mente do consumidor através das percepções e sensações.

Essas práticas auxiliam na criação de valor além do produto. É mais que o produto, é quem a marca é. É a criação de significado por meio de símbolos.

“Uma marca é um conjunto de expectativas, memórias, histórias e relacionamentos que, juntos, são responsáveis por fazer o consumidor escolher um produto ou serviço em vez de outro. (Seth Godin)”

Sempre que pensar em um negócio, seja o tamanho qual for, lembre-se sempre, o branding é um dos pilares para tirar o seu projeto do papel, é através dele que seus clientes o encontrarão e se sentirão atraídos pelo seu produto ou serviço.

CEO MoobLab

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